Noticias
História
Galeria
Geoparque
Tradições
Locais de interesse
Informações
Alojamento
Localização
Associações
Livro de visitas
 
Orgãos autárquicos
Obras
Painel informativo
Regulamentos
Heráldica
Contactos
 
 
 
 
Associações

Centro Recreativo e Cultural de São Miguel de Canelas (C.R.C.S.M.C)
O Centro Recreativo e Cultural de São Miguel de Canelas (C.R.C.S.M.C) foi fundado a 27-03-1981, tem por fim a promoção desportiva, cultural e recreativa dos seus associados e residentes da Freguesia. Organiza anualmente um prémio de atletismo, vários torneios de futebol, entre outras actividades culturais.

 

 

Centro Social Canelas – Espiunca
O Centro Social Canelas – Espiunca é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada a 9 de Fevereiro de 2004. Esta instituição está a construir um Centro de Dia – Lar de Idosos com o intuito de receber população desta faixa etária e prestar-lhes também serviço domiciliário.

Associação de Pais da Escola Primária e Jardim de Infância de Canelas
A Associação de Pais da Escola Primária e Jardim de Infância de Canelas foi criada em 19 de Janeiro do ano de 2003. Esta associação tem como finalidade essencial contribuir para o labor educativo, pedagógico e formativo dos alunos. Constituem a associação os Pais e Encarregados de Educação através da permanente colaboração com a Direcção da Escola e corpo Docente.

Associação do Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Canelas”
Lugar de Cima – Canelas
Contacto: 914885232

Historial:
O Rancho Folclórico As Lavradeiras de Canelas foi fundado em 1985 e a sua principal finalidade é fazer renascer o folclore tradicional da freguesia das décadas de quarenta e cinquenta.

Até 1999, o rancho ensaiava e reunia num antigo engenho (lagar do azeite), cedido por um amigo e colaborador desde a fundação do grupo. Em 2000, conseguiu-se avançar com a projecção da construção da nova sede graças ao empenho e trabalho de um arquitecto de Canelas. A sede foi construída com materiais condizentes com o ambiente escolhido, entre canastros, palheiros e eiras no Lugar das Eiras, local no qual os nossos antepassados cantavam e dançavam ao ritmo das colheitas e dos amores escondidos. A sua área total de construção é de 418 m2 e ela é composta por um salão de espectáculos com capacidade para 300 pessoas sentadas, um bar para convívios com 65 m2, uma sal de direcção, arrumos e WC para homens e mulheres. A sede possui ainda um auditório ao ar livre com capacidade para 1000 pessoas e WC exteriores para ambos os sexos.

Esta associação entre outras actividades culturais organiza anualmente o seu Festival de Folclore; o Cantar das Janeiras; o desfile de Carnaval; bailes; peças de teatro; etc.