Noticias
História
Galeria
Geoparque
Tradições
Locais de interesse
Informações
Alojamento
Localização
Associações
Livro de visitas
 
Orgãos autárquicos
Obras
Painel informativo
Regulamentos
Heráldica
Contactos
 
 
 
 
Locais de interesse

A Torre Sineira
Simboliza a cultura religiosa dos que nos precederam, a sua pobreza artística reproduz fielmente séculos de uma cultura fechada e enraizada à volta da Igreja.
Esta torre da qual se desconhece a idade já é referenciada no ano de 1907, na imprensa local. Saliento também que apesar da sua demolição após o 25 de Abril de 1974, está a ser actualmente reconstruída, para assim permanecer como fiel testemunho para as gerações vindouras.

O Rio Paiva
Canelas é banhada ao fundo pelo Rio Paiva e mais uma vez se pode gabar da sorte que a mãe Natureza lhe atribuiu. Foi até há bem pouco tempo, força motriz de moinhos de rodízio e de engenhos de linho. O rio teve e tem grande importância na vida das gentes de Canelas.
No lugar do Vau, houve um barco e um barqueiro que efectuavam a travessia de pessoas e bens para a outra margem, foi também desde tempos muito recuados rico em peixe e nas suas margens viveram pescadores de fama.

Praias Fluviais:
"Vau" e "Porto Chão" que no Verão são muito concorridas por serem optimos locais de repouso, onde se pode nadar nas suas límpidas águas.
o "Areínho" recebeu recentemente o galardão de Bandeira Azul, esta praia sofreu uma reestruturação tendo na sua envolvente facilidades que tem objectivo tornar a vida aos veraneantes mais facilitada.

Desportos Radicais:
Desportos Radicais no Rio Paivarecentemente o Rio Paiva foi descoberto como um paraíso para a prática de desportos radicais. No Inverno quando o rio vai mais caudaloso vêm aficcionados destes desportos de todo o país fazerem as descidas nas suas águas bravas.

As Trilobites
Bem merecem um lugar de destaque, são talvez o melhor achado paleontológico que uma pobre freguesia poderia ter. Do seio das suas montanhas são extraídas as finas lousas que cobrem as casas da região e de outras bem mais distantes. E no meio dessas lousas aparecem preciosos vestígios de animais marinhos fossilizados que viveram há cerca de 490 milhões de anos.Segundo os maiores especialistas da actualidade que visitam o local frequentemente, os exemplares encontrados em Canelas são os maiores do mundo. Estudados no início deste século pelo grande paleontólogo Nery Delgado e na década de cinquenta por Décio Thadeu.
Está actualmente exposta no Convento de Arouca uma preciosa colecção de raros exemplares que foram recolhidos ao longo de dez anos pela empresa exploradora das lousas de Canelas.

Capela dos Anjos
Tem esta freguesia uma capela dedicada à Senhora dos Anjos cuja construção consta do inventário da freguesia:
«No ano de 1874 no sítio da Portela do Paúlos, no Lugar de Baixo, desta Freguesia de Canelas, mandou fazer Custódio Soares da Costa, da Casa da Sobreira lavrador uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Anjos, a qual capela ele principiou a fazer a tantos de Abril do dito ano e acabou a tantos de Março do ano de 1875, fazendo toda esta obra à sua custa, sem receber esmola alguma e ninguém para ela em razão de cumprir um voto que tinha feito à dita senhora por causa de uma moléstia que padecia, e contudo morreu a 6 de Maio do ano de 1875, ficando ainda a capela por benzer, a qual foi benzida no primeiro de Agosto do dito ano, ficando os seus herdeiros sempre sujeitos e obrigados aos reparos da dita capela, quando ela precisar deles em razão de lhe pertencer. E para constar fiz, este termo aos 14 dias do mês de Março de 1876 ». O pároco, Manuel Joaquim Soares de Figueiredo.

Minas de Volfrâmio
A exploração do volfrâmio na zona do "Cabeço do Pereiro", teve também grande relevo a partir do início deste século que teve o seu apogeu na época das duas grandes guerras Mundiais. Entrando depois em decadência na década de cinquenta, provocou falsas fortunas e destroçou muitos lares. Os mineiros morriam após alguns anos de intenso trabalho no interior das minas, vitimados pela terrível doença da celicose.
Quando acaba o volfrâmio iniciam-se as plantações dos eucaliptos, que é sem duvida hoje uma grande fonte de rendimento para todos quantos possuem terrenos florestados.
Contestados por uns, louvados por outros, os eucaliptos são a maior riqueza de todo o Concelho de Arouca.

Centro de Interpretação geológica de Canelas
Este centro foi inaugurado no dia 1 de Julho de 2006.
Localizado na exploração de ardósias da empresa Valério & Figueiredo, Lda., esta infra-estrutura alberga um raro e valioso Património Geológico, resgatado durante os últimos 15 anos e formado por fósseis de invertebrados do Ordovícico Médio (cerca de 465 milhões de anos). Entre estes destacam-se algumas das maiores, mais raras e até únicas espécies de trilobites do mundo, razão pela qual esta jazida fossilífera é referenciada internacionalmente.
A recuperação e protecção deste património geológico de inegável valor, são hoje consideradas unanimemente pela comunidade científica um novo paradigma de cooperação entre a indústria extractiva e a ciência, sendo a informação cientifica entretanto obtida disponibilizada agora à população estudantil e ao grande público, através do novo Centro de Interpretação Geológica de Canelas (CIGC).

Igreja Matriz

Canelas

Vilarinho - esta aldeia é referenciada em documentos, o que prova a sua existencia anterior à nossa nacionalidade, estes documentos que referenciam o lugar de " Vilarinho " nesta Freguesia de Canelas estão datados do ano de 883.

Gamarão de Baixo

Mealha